domingo, 22 de maio de 2011

Ai, que soninho...




Dê o 1º bocejo quem não tem aquele soninho mole depois do almoço, quando lê um texto chato (esses são sempre importantes), ouvindo uma palestra interminável ou até mesmo quando está com os pezinhos para cima deitada no sofá, zapeando pelos canais sem nada para fazer e reforçando, um céu nublado e gotinhas de chuva caindo... Falando assim já me pego escorregando lentamente pela cadeira. Confesso, sou uma eterna sonolenta e meu horário preferido de repouso é à tarde, simplesmente delicioso e sempre acordo zen. Claro, isso se ninguém me acordar haha. E como dormir é essencial e importantíssimo para o bem-estar e beleza, deixarei dicas infalíveis para um bom e relaxante descanso.

1ª: Dormir no mínimo oito horas por dia, o equivalente para repor as energias, eliminar o cansaço.

2ª: O indicado é manter um horário certo para ir dormir, criando uma rotina, para que o organismo não estranhe e aceite bem.

3ª: Dormir pouco engorda e dormir bem ajuda no emagrecimento. Sim, quando dormimos alguns hormônios são liberados, dormindo bem temos a sensação de saciedade e dormir mal causa o efeito contrário, aumentando o tecido adiposo (tá explicado as minhas gordurinhas rs, desculpa de gordinho).

4ª: O rosto é um dos principais indicadores de uma noite mal dormida. Uma das conseqüências na face de uma noite em claro é assentamento das linhas de expressão, já que quem não relaxa durante a noite, movimenta mais o rosto, além das indesejadas olheiras.

5ª: Dormir pouco aumenta o risco de doenças, principalmente cardíacas, aumenta o stress e riscos de depressão, mau humor, baixa produtividade, falhas na memória, dores de cabeça, etc.

6ª: Praticar exercícios físicos antes de dormir interfere no sono, pois o corpo fica agitado, o ideal é praticar durante o dia ou 3 horas antes de dormir, ajudando no bem-estar e melhor desenvolvimento do sono.

7ª: O sono ajuda a produção do hormônio do crescimento, o GH, em maior quantidade. Nas crianças esse hormônio é essencial e, nos adultos, é responsável pela renovação da pele, dos ossos e dos músculos.

8ª: Não leve problema para a cama lembre-se, cama é lugar de dormir... Eu sei o que vocês estão pensando, isso também, palavras de especialistas.

9ª: Evite cafeína, nicotina e álcool no fim da tarde e à noite. A cafeína e a nicotina podem retardar seu sono, e o álcool pode interromper seu sono no meio da noite.

10ª: Se você não conseguir pegar no sono em 30 minutos, não fique virando na cama. Levante e encontre alguma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler um bom livro até sentir sono. Lembre: tente limpar a mente, não use esse tempo para tentar solucionar seus problemas.

Bom, essas são algumas dicas e toques. Dormir é fundamental e nos sentimos muito bem quando temos uma noite de sono longa e boa. Tente levar essas dicas a sério, com certeza terá uma vida mais leve e descansada.


0 comentários:

Postar um comentário