quarta-feira, 23 de março de 2011

Mulheres em destaque-as que fizeram história.

Há tempos que as mulheres conquistaram seu espaço no mundo.Mas sempre existem aquelas que se destacam e deixam guardado seu lugarzinho próprio na história,marcando ou revolucionando sua época.Na maioria delas,quebrando regras e limites impostos,sempre indo pelo lado avesso da situação...Aqui abaixo,alguma dessas(muitas)mulheres admiráveis.


A Amélia da aviação

A primeira Amélia do avesso,coincidentemente também é Amélia de batismo.A americana Amelia Earhart marcou seu nome na história mundial por ter sido pioneira na aviação de seu país,e parte fundamental na formação de organizações para mulheres que também desejavam seguir o mesmo caminho.
Estabeleceu uma série de recordes,entre eles o de primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico.Se destacou por sua independência,coragem e persistência e ainda hoje é citada como um ícone feminista.
Não se sabe muito sobre a vida de Amelia.Ela desapareceu sobrevoando o Oceano Pacífico e foi dada como morta em 1939.Centenas de artigos,filmes e documentários foram feitos baseados em sua vida(o que aumentou mais ainda sua fama na cultura popular)e é frequentemente lembrada como um grande estímulo motivacional,especialmente para mulheres.

A Amélia da moda

A francesa Gabrielle Bonheur Chanel,ficou mundialmente conhecida como a icônica estilista Coco Chanel,responsável por revolucionar a vida das mulheres da década de 20.

Foi uma mulher a frente de seu tempo,e suas criações permitiram que as mulheres se desvinculassem dos antigos e desconfortáveis trajes impostos.Criou a primeira calça feminina,e estabeleceu uma moda clássica e de status que são símbolo de referência e elegância até os dias de hoje.Seus tailleurs,trajes pretos,bolsas de alça de corrente e tecido matelassê e brincos de pérola até hoje influenciam a moda em toda parte do mundo.
Porém,Coco fez seu patrimônio milionário através do perfume Chanel nº5(o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista,e que simbolizava seu número da sorte).O frasco em estilo art-déco foi criado em 1921 a pedido da própria Gabrielle,que desejava um 'perfume de mulher com cheiro de mulher'.Faleceu em Paris,em 1971.
(Vale assistir:o filme 'Coco antes de Chanel,com a também francesa Audrey Tatou)

A Amélia de Hollywood

Audrey Hepburn se destacou como modelo,atriz e humanista e é considerada a terceira maior lenda feminina do cinema.
Foi descoberta por um produtor em um desfile,e logo conquistou seu primeiro papel(o de protagonista)da produção da Brodway Gigi.
Seu talento artístico foi questionado e criticado,mas a situação logo foi revertida quando foi escalada para outro papel de protagonista em 'A princesa e o plebeu',que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz.
Audrey participou de filmes clássicos como Bonequinha de luxo,Cinderela em Paris,Sabrina e A herdeira,e é considerada como ícone de estilo e influência ainda nos dias de hoje.Recentemente foi considerada a atriz mais bonita de todos os tempos.Ela passou seus últimos anos se dedicando ao seu papel mais importante:o de Embaixatriz da Unicef,promovendo missões,palestras e conceitos com causa,sempre fazendo viagens aos países mais necessitados.Faleceu aos 63 anos,vítima de câncer.
(Vale assistir:Bonequinha de luxo,foi um de seus maiores sucessos e gravou eternamente a figura de Audrey na foto acima)
A Amélia da arte Frida Kahlo foi uma famosa pintora mexicana.
Ainda criança sofreu de poliomielite,que a deixou com a eterna sequela de lesão no pé.Devido a ela,Frida mancava e passou a usar saias longas para esconder a deformidade(mais tarde os trajes se tornariam uma de suas marcas registradas)

Ao longo da vida,Frida sofreu uma série de enfermidades e acidentes.O mais trágico foi a perfuração de suas costas e pélvis por um pára-choque em um acidente de trem.Por conta dele,sofreu uma série de cirurgias e passou um longo período acamada utilizando coletes ortopédicos.Começou a pintar na própria cama,utilizando cavaletes adaptados.Suas obras retratam familiares e até sua própria figura,como na tela 'A coluna partida'A morte de Frida também é um mistério.A autópsia aposta como embolia pulmonar,mas ntambém não é descartado a hipótese de overdose(proposital ou acidental,já que a artista tentou suicídio diversas vezes)

(Vale assistir:O filme Frida,de 2002,trazendo Salma Heyek no papel principal)


A Amélia da política
Carla Bruni não é necessariamente uma figura de poder político,e nunca exerceu essa função.

Se estabeleceu no mundo da moda,fazendo parte da primeira geração de top models a ficarem conhecidas internacionalmete,ao lado de nomes como Kate Moss e Claudia Schiffer.Também fez carreira como cantora,lançando 3 discos de sucesso.

Mas Carla ganhou mesmo o mundo,quando assumiu seu relacionamento com o presidente da França Nicolas Sarkozy,se tornando primeira dama.A partir daí começou a ser apontada como referência em estilo de comportamento e elegância.

Antes mesmo de se relacionar com o presidente,Carla já realizava ações filantrópicas no desenvolvimento da luta contra AIDS.Realizou inúmeros trabalhos de prevenção e conscientização contra o vírus,o que lhe rendeu a nomeação de Embaixadora Global de proteção aos portadores do HIV.Também instituiu uma fundação para promover o acesso a cultura e ao conhecimento,e está sempre engajada em causas nobres.

A Amélia da TV


Oprah Winfrey é sem dúvidas a figura feminina de maior destaque na TV.Seu talk-show 'The Oprah Winfrey show' está no ar há mais de 20 anos,o que lhe rendeu o posto de apresentadora mais bem paga do planeta.
Sua infância humilde e sofrida não foi empecilho para trilhar uma consolidada carreira de sucesso,e desde criança Oprah já mostrava seu dom de falar em público(começou na igreja).

Seu talento foi reconhecido pela mídia,e lhe rendeu inúmeros Emmys,e até a indicação ao Oscar pela atuação no filme 'A cor púrpura'.Oprah também é apontada como a mulher mais filantrópica do mundo e conseguiu até exercer influência política na campanha de Barack Obama.

Em 2009,anunciou o fim de seu programa em 2011,e com isso afirmou que terá mais tempo para se dedicar ao seu próprio canal de TV,e suas revistas.



A Amélia da música

A última Amélia,foi de longe a que seguiu pelo lado mais avesso.

A cantora Maysa Monjardim é destaque permanente e influente na MPB e Bossa Nova.

Filha de família rica,casou-se aos 17 anos com o espresário André Matarazzo(herdeiro da tradicionalíssima família brasileira descendente do Conde Matarazzo)e com ele teve seu único filho,Jayme Monjardim.

Desquitou-se do marido,por esse ser contra sua carreira,e logo se envolveu em conflituosas relações amorosas,regadas a álcool.

Maysa foi uma mulher de talento e influência em sua época,e também fez carreira internacional.

Ficou marcada tanto pelo talento,quanto pelos escândalos e exageros.Faleceu ainda jovem aos 41 anos,em um acidente de carro.

(Vale assistir:toda a minissérie Maysa,dirigida pelo próprio filho Jayme Monjardim.A minissérie traz ainda os netos da cantora interpretando o pai,e a semelhança da protagonista com a cantora foi muito comentada.)

3 comentários:

  1. Aninha, amei ! Achei muito informativo e claro .. ficou lindo *-* vamo que vamo

    ResponderExcluir
  2. adorei!! ta virando a Amelia blogueira em aninha!xD

    ResponderExcluir
  3. Conteudo interesante, sobre as mulheres de verdade dos tempos modernos,que sempre tem seus lugares em nossos coraçoes.e ainda me pergunto falta algo a ser desbravado pelas amelias?

    ResponderExcluir