



Amélia era uma mulher muito sofrida. Casada, dona de casa, vivia sendo traída pelo marido, ele a humilhava muito, etc e tal... Certo dia Amélia faleceu e foi para o céu. Chegando um dia, São Pedro que estava na portaria, pediu a ela que ficasse lá para ele por um tempinho, pois precisava dar uma saída. Então Amélia ficou e a fila estava grande... Cada dia mais pessoas. Todos que chegavam Amélia fazia perguntas: Como estava a vida? O que fez? E no final mandava soletrar uma palavra... Se acertasse, podia entrar se não, ficaria de fora.
E assim foi indo... f-o-c-a , c-a-s-a ... Várias pessoas chegando e soletrando para tentar entrar no céu.
Quando Amélia viu, quem estava na fila? Seu marido. Ela perguntou sobra a vida, como fazia com todos. Ele disse que estava muito bem, que depois que ela morreu as coisas melhoraram. Ele foi mais próspero, casou-se de novo, construiu uma nova família, era tudo perfeito.
Amélia então diz: -É mesmo?!E como no final ela sempre pedia uma palavra para soletrar, foi logo dizendo: Arnold Schwarzenegger.
Atualmente, calcula-se que exista em torno de 1,3 bilhões de muçulmanos no mundo, dividido em diversas correntes religiosas. Praticamente em todos os países do mundo existem muçulmanos. É a religião que mais cresce. Cerca de 70% dos intelectuais que se convertem a uma crença, escolhem o islamismo.
Mais como será que essa religião veem as mulheres?
Pois é, o fundamentalismo islâmico, em sua essência, olha para a mulher como um ser "sub-humano", feita apenas para os serviços escravos dentro de casa e a procriação. E quem fez vigorar essa visão foi o ultra-fundamentalista Talibã após tomar posse do país!
Hoje, as mulheres são completamente privadas do direito à educação, ao trabalho, de ir e vir, à saúde, ao recurso legal, ao lazer, e do direito de ser humana. E eu pergunto: que direitos resta a essas mulheres ter?
Infelizmente, o mundo nem ouve e nem se preocupa com o que está acontecendo nesses países, onde as mulheres perderam os direitos que deviam ter, onde elas vivem caladas e oprimidas desde que o medo de não cumprir corretamente as regras do islamismo tomou conta de suas vidas.
O Talibã trata as mulheres pior que animais. Eles declararam ilegal manter animais presos em gaiolas ou jaulas, enquanto mantém como prisioneiras nossas mulheres, entre as quatro paredes de suas casas. Exceto para produzir crianças, satisfazer as necessidades sexuais dos homens ou fazer o trabalho enfadonho da casa, as mulheres não têm nenhuma importância aos seus olhos.
Restricoes que as mulheres mulcumanas teim de seguir
Já imaginou ter de seguir pelo menos 31 regras em seu país pra não ter que sair dos conceitos islâmicos? É assim que as mulheres de alguns países como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Egito, Territórios Palestinos, Jordânia, dentre outros países vivem.
1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc.
2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um "mahram" (pai, irmão ou marido).
3. É proibido falar com vendedores homens.
4. É proibido ser tratada por médicos homens.
5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.
6. É obrigado o uso do véu completo (burqa) que cobre a mulher dos pés à cabeça.
7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não estiverem usando as roupas adequadas (burqa) ou que estejam agindo em discordância com o que o Talibã quer, ou ainda que esteja sem seu "mahram".
8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com seus calcanhares cobertos.
9. É permitido jogar pedras publicamente em mulheres que tenham tido sexo fora do casamento (vários amantes foram apedrejados até a morte).
10. É proibido qualquer tipo de maquiagem ( muitas mulheres tiveram seus dedos cortados por pintar as unhas).
11. É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.
12. É proibido à mulher rir alto. (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher)
13. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.
14. A mulher não pode usar taxi sem a companhia de um "mahram".
15. É proibida a presença de mulheres em rádios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.
16. É proibido às mulheres qualquer tipo de esporte ou mesmo entrar em clubes e locais esportivos.
17. É proibido às mulheres andar de bicicleta ou motocicleta, mesmo com seus “mahrams".
18. É proibido o uso de roupas que sejam coloridas ou, em suas palavras “que tenham cores sexualmente atrativas”
19. É proibida a participação de mulheres em festividades.
20. As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos
21. Todos os lugares com a palavra "mulher" devem ser mudados, por exemplo: "o jardim da mulher" deve passar a se chamar "jardim da primavera".
22. As mulheres são proibidas de aparecer nas varandas de suas casas.
23. Todas as janelas devem ser pintadas de modo às mulheres não serem vistas dentro de casa por quem estiver fora.
24. Os alfaiates são proibidos de costurar roupas para mulheres.
25. Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa).
26. Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus.
27. É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu.
28. Mulheres não podem se deixar fotografar ou filmar.
29. Fotos de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas.
30. O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família.
31. É proibido às mulheres cantar.
30. É proibido a homens e mulheres ouvir música.
31. É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo.
É difícil ver que mulheres comuns igual a nós, vivem desta forma e de muitas outras formas, precisamos e merecemos cada dia mais do respeito de todos por nossos direitos, é totalmente desnecessário passar por tipos de constrangimentos que nos fazem calar diante de situações que só nos prejudicam.
Cadê você mulher? Forte, guerreira, lutadora. Onde estão nossas Amélias do avesso por lá?
Hoje podemos ver que apesar de muitos países em que as mulheres ainda não têm sua voz ouvida, vemos a diferença de muitos outros países em que as mulheres conquistam cada dia mais um espaço dentro de cada lugar. São mulheres do poder, mulheres da TV, mulheres do esporte, nomes marcantes e que fizeram histórias, mulheres que lutam por causas beneficentes, mulheres que tomam frente dos negócios, mulheres que lutam em casa e lutam nas ruas, mulheres que fazem valer seus direitos, mulheres que servem de exemplo, enfim somos espelhos de nossas próprias ações… e precisamos um pouco mais dessas mulheres.
Esse vídeo mostra um pouco dessa realidade cruel e insignificante : www.youtube.com/watch?v=vFnZ-ScU1SM
A Amélia de Hollywood
Ao longo da vida,Frida sofreu uma série de enfermidades e acidentes.O mais trágico foi a perfuração de suas costas e pélvis por um pára-choque em um acidente de trem.Por conta dele,sofreu uma série de cirurgias e passou um longo período acamada utilizando coletes ortopédicos.Começou a pintar na própria cama,utilizando cavaletes adaptados.Suas obras retratam familiares e até sua própria figura,como na tela 'A coluna partida'A morte de Frida também é um mistério.A autópsia aposta como embolia pulmonar,mas ntambém não é descartado a hipótese de overdose(proposital ou acidental,já que a artista tentou suicídio diversas vezes)
(Vale assistir:O filme Frida,de 2002,trazendo Salma Heyek no papel principal)
A Amélia da política
Carla Bruni não é necessariamente uma figura de poder político,e nunca exerceu essa função.
Se estabeleceu no mundo da moda,fazendo parte da primeira geração de top models a ficarem conhecidas internacionalmete,ao lado de nomes como Kate Moss e Claudia Schiffer.Também fez carreira como cantora,lançando 3 discos de sucesso.
Mas Carla ganhou mesmo o mundo,quando assumiu seu relacionamento com o presidente da França Nicolas Sarkozy,se tornando primeira dama.A partir daí começou a ser apontada como referência em estilo de comportamento e elegância.
Antes mesmo de se relacionar com o presidente,Carla já realizava ações filantrópicas no desenvolvimento da luta contra AIDS.Realizou inúmeros trabalhos de prevenção e conscientização contra o vírus,o que lhe rendeu a nomeação de Embaixadora Global de proteção aos portadores do HIV.Também instituiu uma fundação para promover o acesso a cultura e ao conhecimento,e está sempre engajada em causas nobres.
A Amélia da TV
Seu talento foi reconhecido pela mídia,e lhe rendeu inúmeros Emmys,e até a indicação ao Oscar pela atuação no filme 'A cor púrpura'.Oprah também é apontada como a mulher mais filantrópica do mundo e conseguiu até exercer influência política na campanha de Barack Obama.
Em 2009,anunciou o fim de seu programa em 2011,e com isso afirmou que terá mais tempo para se dedicar ao seu próprio canal de TV,e suas revistas.
A Amélia da música
A última Amélia,foi de longe a que seguiu pelo lado mais avesso.
A cantora Maysa Monjardim é destaque permanente e influente na MPB e Bossa Nova.
Filha de família rica,casou-se aos 17 anos com o espresário André Matarazzo(herdeiro da tradicionalíssima família brasileira descendente do Conde Matarazzo)e com ele teve seu único filho,Jayme Monjardim.
Desquitou-se do marido,por esse ser contra sua carreira,e logo se envolveu em conflituosas relações amorosas,regadas a álcool.
Maysa foi uma mulher de talento e influência em sua época,e também fez carreira internacional.
Ficou marcada tanto pelo talento,quanto pelos escândalos e exageros.Faleceu ainda jovem aos 41 anos,em um acidente de carro.
(Vale assistir:toda a minissérie Maysa,dirigida pelo próprio filho Jayme Monjardim.A minissérie traz ainda os netos da cantora interpretando o pai,e a semelhança da protagonista com a cantora foi muito comentada.)